Comissão de Saúde realiza debate sobre Agenda Legislativa do Painel Brasileiro da Obesidade
De acordo com o parlamentar, o objetivo da reunião é, por meio do debate legislativo, identificar projetos com maior potencial na formulação de políticas públicas, que efetivamente promovam transformações na vida das pessoas com obesidade.
“Essa iniciativa visa identificar os projetos de lei com maior potencial de impacto na vida das pessoas com obesidade, bem como promover a conscientização e o combate efetivo a essa doença. Através desse debate no âmbito do Poder Legislativo, é possível avançar na formulação de políticas públicas que atendam às necessidades dessa parcela da população e que contribuam para a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa”, argumentou Dr. Francisco.
Conforme os dados mais recentes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), aproximadamente 26% dos adultos brasileiros são afetados pela obesidade, percentual que sobe para 60% se considerarmos também aqueles com excesso de peso. No caso das crianças, a prevalência de obesidade ou risco de desenvolvê-la era de aproximadamente 34% em 2020, podendo chegar a 50% em 2035 caso nenhuma medida seja tomada para reverter essa tendência.
Do ponto de vista econômico, estima-se que os gastos relacionados à obesidade no Brasil tenham atingido R$ 46 bilhões em 2019, segundo a Federação Mundial da Obesidade.
Para a audiência foram convidados:
- Luis Fernando Villaça do Painel Brasileiro da Obesidade (PBO);
- Inara Silva do Vozes do Advocacy e ativista na busca por políticas públicas para o tratamento da obesidade;
- Cristiane Moulin representante do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) (Participação presencial) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica - ABESO;
- Suzana Ribeiro do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET) da Secretaria de Atenção Especializada em Saúde (SAES) do Ministério da Saúde;
- E representante da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde.