Zarattini é eleito para integrar a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

A Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) é integrada por 12 membros, seis deputados e seis senadores. O colegiado funciona como órgão de controle externo das atividades de inteligência e sua presidência é alternada entre os presidentes da CREDN e da CRE
13/04/2023 10h58

Alexssandro Loyola

Zarattini é eleito para integrar a Comissão de Controle das Atividades de Inteligência

Brasília – O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), foi eleito nesta quarta-feira, 12, para integrar a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional. Ele representará a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), por dois anos. A CCAI, em 2023, será presidida pelo deputado Paulo Alexandre (PSDB-SP).

A eleição para o representante da CREDN na CCAI, foi decidida em segundo turno. No primeiro turno, Zarattini recebeu 17 votos, enquanto os deputados Jefferson Campos (SP), indicado pelo Partido Liberal (PL), e Alfredo Gaspar (AL), indicado pelo União Brasil, somaram 10 votos cada um. Gaspar abriu mão da candidatura e no segundo turno, o deputado do PT recebeu 20 votos contra 18 de Campos.

“Concluído esse processo, espero que os líderes façam rapidamente as indicações dos demais integrantes para que possamos instalar a CCAI e iniciar os trabalhos. A partir daí, vamos nos reunir para discutir um plano de trabalho que seja viável e efetivo, voltado prioritariamente para o fortalecimento da Inteligência de Estado”, afirmou Paulo Alexandre.

Carlos Zarattini explicou que representará a CREDN no trabalho de fortalecimento do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN). “Inicialmente, precisamos entender quais são as diretrizes do governo para a Inteligência, especialmente para a atuação da ABIN”, revelou o deputado. Ele também assegurou que não é papel da CCAI, ideologizar ou politizar o trabalho da Inteligência.

Assessoria de Imprensa - CREDN