Visita do embaixador do Chile no Brasil, Fernando Schmidt
28/03/2013 - O objetivo da visita foi inserido no interesse geral de estreitar laços entre os dois países sul-americanos, realizando diálogos que busquem complementaridade e cooperação nas relações bilaterais entre Chile e Brasil.
Neste sentido, os interlocutores de pronto identificaram o potencial de maior participação de estudantes brasileiros no Chile e vice-versa, em áreas de interesse com alta qualificação existente em ambos os países.
O Deputado Nelson Pellegrino referiu-se a ideia de um seminário internacional sobre legislação comparada em concessões e licitações públicas, área em que a participação de representantes chilenos pode ser bastante contributiva. Oportunamente, Pellegrino manterá contato para efetivar convite. Por sua vez, o Embaixador Schmidt convidou o Deputado a viajar ao Chile com delegação para tratar desse tema, oferecendo-se para ajudar nos contatos com as autoridades chilenas competentes.
O Embaixador manifestou interesse em adensar as relações do Grupo Parlamentar Misto Brasil-Chile, ideia bem recebida pelo presidente da CREDN.
Indagado por Pellegrino sobre o interesse do Chile no Mercosul, Schmidt enfatizou que embora não haja participação do Chile na área aduaneira, ela existe para os temas políticos.
Pellegrino colocou em pauta a situação do Parlatino. Ambos os interlocutores concluíram que com o advento do Mercosul e Parlasul, o Parlatino ficou quase que sem utilidade.
Pellegrino apresentou também a ideia da criação de um Fórum das Comissões Parlamentares de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da América do Sul.