Vietnã quer incrementar relações comerciais e políticas com o Brasil

O Vietnã quer incrementar as relações comerciais e políticas com o Brasil por meio de um programa de longo prazo que inclui a reativação do Grupo de Amizade entre os dois países. Foi o que afirmou o embaixador vietnamita no Brasil, Duong Nguyen Tuong, em reunião nesta quarta-feira, 12, com a presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
14/12/2012 16h19

Segundo ele, o Vietnã é o 6º país do mundo mais atraente para os investimentos externos. No entanto, não há presença de empresas brasileiras ali. O embaixador revelou ainda o interesse do seu governo em importar máquinas agrícolas do Brasil.

No início de 2013, Brasil e Vietnã assinarão um acordo básico de cooperação técnica em Agricultura. O país é um dos maiores produtores mundiais de arroz e café.

Para promover o comércio bilateral, a embaixada vietnamita já realizou um seminário empresarial no Rio de Janeiro e realizará outro em São Paulo no primeiro trimestre do ano que vem. Até março, será realizado um grande evento político em Brasília para consolidar as relações entre os dois países.

Participaram do encontro os deputados Jô Moraes (PCdoB-MG), presidente do Grupo de Amizade Brasil – Vietnã; e Chico Lopes (PCdoB-CE), e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).