Vietnã busca reconhecimento brasileiro como economia de mercado

Brasília – O Embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 26, com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, a quem anunciou que o seu país busca o reconhecimento brasileiro como economia de mercado.
26/04/2017 18h50

Benjamin Sepulvida

Vietnã busca reconhecimento brasileiro como economia de mercado

Embaixador do Vietnã explica a importância do Brasil para o seu país, principal parceiro na América Latina

Brasília – O Embaixador do Vietnã no Brasil, Do Ba Khoa, reuniu-se nesta quarta-feira, dia 26, com a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), ex-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, a quem anunciou que o seu país busca o reconhecimento brasileiro como economia de mercado. Além disso, pediu o apoio do Brasil à candidatura vietnamita ao cargo de diretor-geral da UNESCO.

A deputada Jô Moraes elogiou a postura do Vietnã em relação à importação da carne brasileira e reafirmou o apoio brasileiro às iniciativas do país. “Quando vários países simplesmente fecharam o mercado para a carne brasileira, o governo do Vietnã decidiu manter as importações demonstrando confiança na nossa agropecuária e no nosso país”, disse.

Do Ba Khoa explicou ainda que o Brasil é estratégico para o Vietnã e principal parceiro na América Latina. Segundo ele, “o comércio, que chegou aos US$ 4 bilhões em 2015, caiu um pouco em 2016 e vamos trabalhar para que volte a crescer neste ano. Também queremos reforçar o intercâmbio de delegações de alto nível e ministeriais para que o relacionamento seja cada vez melhor”, explicou.

Sobre o reconhecimento do Vietnã como economia de mercado, o embaixador informou que 76 países já o fizeram, no entanto, a parlamentar sugeriu que o assunto fosse amplamente discutido com as principais confederações industriais e de agricultura brasileiros. “Entendo que haverá melhor compreensão sobre o tema quando tivermos um cenário mais claro em relação à posição dos Estados Unidos e os novos arranjos comerciais internacionais”, afirmou. Ela também revelou que o Grupo Parlamentar Brasil – Vietnã será renovado em breve e que a ideia é fortalecer o relacionamento político entre ambos os parlamentos.

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514