Uzbequistão acena com Embaixada no Brasil e aumento do comércio
Brasília – O Embaixador do Uzbequistão para o Brasil, residente em Washington, Javlon Vakhabov, reuniu-se nesta quarta-feira, 1º, com o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), a quem revelou o desejo do seu governo de abrir a embaixada residente no Brasil, em 2023, quando os dois países celebrarão 30 anos de relações diplomáticas. O deputado Rubens Bueno (CIDADANIA-PR), participou da reunião.
Vakhabov apresentou suas cartas credenciais, na última segunda-feira, 30, ao vice-presidente Hamilton Mourão. Na terça, 31, ele conversou com o ministro da Ciência e Tecmologia, Paulo Alvim. O Uzbequistão tem grande interesse em aprender a tecnologia agrícola brasileira para a produção de algodão e soja, em terras áridas.
Segundo ele, desde 2018, o comércio bilateral cresceu sete vezes, atingindo, no ano passado, cerca de US$ 300 milhões. Javlon Vakhabov também pediu o apoio da CREDN para que o Brasil explore as oportunidades de negócios para o mercado de carnes. Atualmente, o país importa mais de 70% de toda a carne que consome. Além disso, o Uzbequistão quer investir numa rede de transporte aéreo nacional e tem na Embraer uma referência para a aquisição de aeronaves.
Pedro Vilela destacou a importância de uma maior aproximação entre os deputados dos dois países e defendeu a criação dos respectivos grupos parlamentares de amizade. “Esses grupos têm exercido um importante papel na interlocução e na construção de agendas sólidas entre o Brasil e os demais países e vamos trabalhar nessa direção também com o Uzbequistão”, explicou.
Assessoria de Imprensa - CREDN