Ucrânia pede a retomada das reuniões da Comissão Intergovernamental com o Brasil
De acordo com o Embaixador da Ucrânia no Brasil, Rostyslav Tronenko, a CIC é o principal órgão de diálogo e cooperação entre os dois países e já contemplou cinco Grupos de Trabalho: Cooperação Econômico-Comercial, Cooperação Agrícola, Cooperação Espacial, Cooperação Educacional e Cooperação em Saúde.
“Brasil e Ucrânia têm uma história de cooperação em várias áreas que deve ser fortalecida. Kiev olha para o Brasil como um aliado estratégico e não podemos prescindir de um relacionamento privilegiado com um país cuja comunidade de descendentes no Brasil é estimada em 600 mil pessoas”, afirmou Bruna Furlan.
Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Ucrânia, o deputado Cláudio Cajado (DEM-BA) defendeu o fortalecimento das relações bilaterais por meio do diálogo político e da discussão de uma agenda de cooperação em áreas de interesse comum.
No âmbito da CIC, foram assinados memorandos de Entendimento entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Centro Estatal da Educação Internacional da Ucrânia sobre Cooperação nas Áreas de Educação, Ciência e Inovação no Âmbito do Programa Governamental Ciência Sem Fronteiras; entre a Agência Espacial Brasileira e a
Agência Espacial Estatal da Ucrânia para Formação de Recursos Humanos na Área Espacial; e entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Serviço Estatal de Produtos Medicinais da Ucrânia para Cooperação em Boas Práticas de Fabricação e Assuntos Regulatórios.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn