Situação orçamentária das embaixadas brasileiras será debatida na CREDN

09/10/2024 18h38
A crise financeira no Itamaraty tem se agravado, com relatos de atrasos no pagamento de despesas fundamentais, como o auxílio-moradia de diplomatas e outros serviços essenciais.

Mário Agra CD

Situação orçamentária das embaixadas brasileiras será debatida na CREDN

Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) irá discutir a situação orçamentária das embaixadas brasileiras, por iniciativa do deputado David Soares (UNIÃO-SP). Requerimento neste sentido, foi aprovado nesta quarta-feira, 9, pelo Colegiado.

De acordo com Soares, “a crise financeira que atinge o ministério das Relações Exteriores tem gerado grande preocupação, tanto entre os diplomatas quanto na sociedade brasileira. A falta de recursos tem impactado diretamente o funcionamento de nossas representações no exterior, comprometendo serviços essenciais e colocando em risco a segurança e a imagem internacional do Brasil”, destacou.

O deputado assinalou que a crise financeira no Itamaraty tem se agravado, com relatos de atrasos no pagamento de despesas fundamentais, como o auxílio-moradia de diplomatas e outros serviços essenciais. “Em setembro de 2024, diplomatas manifestaram preocupação com o possível despejo de embaixadas no exterior devido à falta de repasses, o que compromete a atuação das representações brasileiras e a imagem do país em eventos internacionais de grande relevância”, afirmou.

Na sua avaliação, “a realização de uma audiência pública é essencial para debatermos as soluções possíveis e garantirmos a continuidade dos serviços prestados pelo Itamaraty de maneira eficaz e segura”.

Para o encontro, que ainda não tem data definida, serão chamados representantes dos ministérios das Relações Exteriores e da Fazenda, do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (SINDITAMARATY), e da Associação dos Diplomatas Brasileiros (ADB).

Exposições

David Soares também foi o relator da mensagem que altera a Convenção de Paris, de 1928, sobre Exposições Internacionais. A mensagem atualiza a Convenção com as emendas já incorporadas em 1982 e 1988.

Assessoria de imprensa - CREDN