Situação do povo Saharauí será debatida em audiência pública da CREDN

Brasília – A situação do povo Saharauí será debatida em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados conforme prevê requerimento do deputado Alfredo Sirkis (PSB-RJ), aprovado pelo colegiado.
09/04/2014 19h59

Foto: Marcelo Rech

Situação do povo Saharauí será debatida em audiência pública da CREDN

Embaixador do Marrocos está preocupado com debate na CREDN sobre povo Saharauí

Segundo ele, "múltiplas resoluções das Nações Unidas e da União Africana e um acórdão do Tribunal Internacional de Justiça de Haia reconhecem o direito à autodeterminação do povo saharauí. Mais de 80 países reconhecem a República Árabe Saharauí Democrática, mas isso fica só no papel".

Nesta quarta-feira, 9, o embaixador do Marrocos no Brasil, Larbi Moukhariq, foi recebido em audiência pelo presidente da CREDN, Eduardo Barbosa (PSDB-MG), acompanhado do deputado Sirkis.

De acordo com Barbosa, a audiência pública será realizada para que a Comissão forme uma opinião acerca do assunto. Ele convidou o diplomata para participar do evento e apresentar as argumentações do governo marroquino acerca das reivindicações do povo saharauí.

Pelo requerimento aprovado, o ministério das Relações Exteriores deve enviar um representante. Alfredo Sirkis propôs ainda chamar o ministro para a América Latina da República Saharauí, Hache Laarosi, o embaixador do governo Saharauí, Mohamed Laarosi, além do cineasta espanhol Javier Barden, ativista dos diretos daquele povo.

Sirkis lembrou que os saharauís lutam há 35 anos por sua independência e que a solução para a crise passa pela realização de um referendo que permita ao povo da região decidir entre a criação da República Saharauí ou a anexação ao Marrocos. Na avaliação de Eduardo Barbosa, a discussão se faz necessária, pois o assunto entrará em breve na agenda das Nações Unidas. No entanto, as relações de cooperação entre o Brasil e o Marrocos devem ser preservadas.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br