SENTA A PÚA: do 14-Bis ao KC-390

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) saúda o dia do Aviador e dia da Força Aérea Brasileira, em Sessão Solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados
29/10/2019 17h00

Edilson Holanda

SENTA A PÚA: do 14-Bis ao KC-390

Brasília - A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) saúda o dia do Aviador e dia da Força Aérea Brasileira.

Em Sessão Solene realizada no Plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, o 3º vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, Deputado José Rocha (PL/BA), juntamente com os Deputados Coronel Armando (PSL/SC) e Coronel Chrisóstomo (PSL/RO), autores do requerimento da realização da homenagem, prestigiaram o Dia do Aviador e dia da Força Aérea Brasileira, em nome da CREDN.

De acordo com o 3º vice-presidente da CREDN, Deputado José Rocha, “na história da humanidade a invenção do avião é, seguramente, um dos maiores feitos do Homem. Para nós, brasileiros, é motivo de muito orgulho saber que foi um brasileiro, Alberto Santos Dumont, quem realizou a proeza histórica de planejar, construir e pilotar a primeira estrutura a realizar o chamado voo do ‘mais pesado que o ar’, com o 14-Bis. Este voo histórico, foi testemunhado por autoridades aeronáuticas e inúmeros populares em 23 de outubro de 1906 no Campo de Bagatelle, em Paris”.

O parlamentar argumenta que “seguramente, os inúmeros feitos de Santos Dumont inspiraram gerações pelo mundo e também influenciaram na criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, e a Força Aérea Brasileira, a nossa gloriosa FAB”. Disse que “além de proteger o espaço aéreo do nosso território, a FAB (Asas que Protegem o Brasil) realiza inúmeras missões de cunho humanitário e social, inclusive o transporte de órgãos e tecidos para transplante. Atua em situações de calamidade e desastres, levando alimentos, medicamentos e salvando vidas”.

José Rocha lembrou ainda que “a nossa Aeronáutica também é sinônimo de tecnologia e inovação. Exemplo disso é o ‘Projeto Gripen’, que teve a primeira aeronave apresentada em setembro último. O Gripen é um salto para a aviação de caça, com transferência de tecnologia e fomento à indústria nacional de defesa”.

O deputado destacou igualmente o Projeto KC-390, que representa um novo padrão mundial de aeronave multimissão de emprego militar. Para nosso orgulho, disse, o KC-390 é fruto da parceria entre a Embraer, FAB e empresas brasileiras.

“É por destacar tantos feitos e conquistas que, nesta data, registro os mais efusivos parabéns pelo transcurso do DIA DO AVIADOR e DIA DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA”, encerrou o nobre parlamentar. 

Texto: Edilson Holanda