Seminário discute integração energética sul-americana

A comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, com o apoio da Comissão de Minas e Energia da Câmara e das comissões correlatas do Senado realiza hoje o seminário “Integração energética sul-americana”. O Secretário Nacional de Energia, Ildo Luis Sauer participa da abertura do evento de manhã, juntamente com os presidentes do Sindicato Interestadual das Indústrias de Energia Elétrica (Sinergia), Sérgio Malta; da Comissão de Infraestrutura do Senado, senadora Lúcia Vânia (DEM-GO); e da Comissão de Minas e Energia da Câmara, deputado Luiz Fernando Faria (PP-MG).
10/11/2011 08h00

Mais tarde, às 10h30, acontecerá o Painel I, sobre Mitigação dos Riscos Representados pelas Diferenças dos Marcos Legais e Regulatórios para Projetos de Integração Energética.O moderador será o representante da Eletrobrás, Sinval Zaidan Gama.

Integrarão o painel de discussões o ministro de Energia e Minas do Peru, Carlos Herrera
Descalzi, o diretor de Integração da Organização Latinoamericana de Energia, Fernando César Ferreira; e o diretor do BNDS, Luiz Melín.

Parlasul e Unasul
O Painel II, previsto para começar às 14 horas, dá continuidade ao tema da mitigação e dos riscos políticos, porém, apresentando as contribuições do Parlasul e da Unasul. O moderador será o senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Como debatedores foram convidados o subsecretário-geral Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado; o presidente da Itaipú Binacional, Jorge Samek; e o deputado Dr. Rosinha (PT-PR).

Financiamento
Já o Painel III, às 15h30, tratará do Financiamento dos Empreendimentos de Integração Energética e terá como moderador o representante do Parlamento do Mercosul Samuel Pinheiro Guimarães. Os participantes convidados para discutir o tema são: o diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luiz Melin; e representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e da Corporación Andina de Fomento CAF (Cooperação Andina de Fomento).

O seminário será encerrado a partir das 17horas.  O ministro das Relações
Exteriores, Antônio Patriota foi convidado para o encerramento que também será feito pelos presidentes da Comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional do Senado, Fernando Collor de Mello (PTB-AL); da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO); e pelo relator do seminário, Luiz Alfredo Salomão.

Fonte: Agência Câmara