Rio+20: Comissão vai discutir resultados da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável

A presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), vai requerer a realização de audiência pública para analisar os resultados obtidos com a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo do encontro, segundo a parlamentar, é fazer um balanço dos principais debates e ações empreendedoras resultantes da Rio+20. O pedido de audiência pública é fruto do encontro, na última quarta-feira (08), da deputada Perpétua Almeida com o Secretário do Comitê Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, Ministro Laudemar Aguiar.
20/08/2012 15h44

Durante a reunião, Laudemar Aguiar agradeceu a participação da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional no evento sobre economia verde. “É importante aprofundar nossas discussões em busca das melhores práticas e diretrizes que garantam a habitualidade do planeta para as gerações futuras. Acredito que o Parlamento pode aplicar de forma mais detalhada os resultados obtidos durante o encontro internacional sobre economia verde”.

Para Perpétua Almeida, os desdobramentos na esfera econômica, social e ambiental da Conferência, fruto das discussões e encaminhamentos práticos havidos durante o evento, devem ser analisados pelo parlamento. De acordo com a parlamentar, a audiência pública pretende debater os principais documentos produzidos durante a Rio+20, referentes à estrutura física e à segurança, responsabilidades do Brasil enquanto país sede da Conferência e, especialmente, avaliar os resultados da Conferência, inclusive no âmbito da realização de eventos internacionais.

Foram indicados para participar da audiência pública o negociador chefe do Brasil durante a Conferência, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo, o Secretário do Comitê Nacional de Organização, Ministro Laudemar Aguiar, e representantes do Ministério de Defesa.