Reunião extraordinária com delegação oficial do Parlamento Europeu
O presidente da Comissão europeia, Deputado Elmar Brok (Partido Popular Europeu-Alemanha), coordenou a delegação, que contou ainda com o presidente da Assembleia Parlamentar Euro-Latino Americana, Deputado José Ignácio Salafranca Sanchez Neyra (PPE-Espanha), além de outros deputados da Polônia, Portugal e Eslovenia.
Com significativa presença de deputados, entre outros convidados, a reunião contou também com a visita de um grupo de alunos do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia-MG.
A cooperação entre o Brasil e a União Europeia foi analisada em vários campos temáticos. Os deputados europeus - a exemplo do que fizera na véspera o vice-primeiro ministro belga - insistiram em que as dificuldades financeiras são mundiais, e não somente europeias. Avaliaram que, dada a dimensão global dos problemas e das perspectivas de solução dos problemas atuais, os desafios exigem esforço conjunto dos países e organismos regionais.
Neste sentido, destacou o papel chave que o Brasil começa a desempenhar no quadro do multilateralismo.
Os deputados europeus enumeraram várias conquistas da União Europeia, como a inspiração para outras organizações regionais, como o Mercosul, e o grande ganho que significou a pacificação do continente europeu, assolado por sucessivas guerras.
A reunião permitiu um debate produtivo entre os parlamentares, tendo sido abordados vários temas relevantes de interesse recíproco. Foi manifestado o desejo de que tal diálogo parlamentar passe a ser mais estruturado no contexto das relações bilaterais entre o Brasil e a União Europeia. O coordenador da delegação convidou a CREDN a visitar o Parlamento Europeu.