Reino Unido: CREDN debate situação de brasileiros no exterior

Brasília – A situação das comunidades brasileiras no exterior foi tema de reunião do presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA), e o presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Reino Unido, deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Nesta terça-feira, 15, eles receberam o presidente da Casa do Brasil, de Londres, Carlos Mellinger com quem trataram, entre outros, do Programa de Retorno Voluntário.
17/05/2018 18h03

Marcelo Rech

Reino Unido: CREDN debate situação de brasileiros no exterior

Cerca de 350 mil brasileiros residem na região metropolitana de Londres. No total, seriam quase 400 mil em todo o Reino Unido. De acordo com Mellinger, em torno de 40% desse total seriam de pessoas indocumentadas ou “irregulares”. “Temos promovido seminários no Brasil sobre a imigração irresponsável. Muitos brasileiros emigram sem qualquer preparo e/ou condições”, alertou. 

A Casa do Brasil atende gratuitamente a comunidade de brasileiros que residem no Reino Unido e presta assistência jurídica e psicológica, além de manter em parceria com o governo britânico o Programa de Retorno Voluntário para que as pessoas em situação irregular possam voltar ao Brasil em segurança. 

“Este trabalho é realizado em parceria com o Home Office e tem por objetivo auxiliar aqueles que estão em situação ilegal, permitindo que possam retornar ao Brasil dignamente”, explicou.

Nilson Pinto aproveitou a oportunidade para promover o enlace entre a Casa do Brasil e a Subcomissão Permanente de Migração, presidida pelo deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG) e que é resultado de um seminário internacional realizado pela CREDN em 2014 com as comunidades de brasileiros no exterior.

 “É importante que essa Subcomissão mantenha o diálogo com as nossas comunidades de brasileiros que vivem no exterior, até para que possamos dar seguimento às políticas públicas de atenção e assistência. Também conversamos sobre a necessidade de o Brasil adotar uma política de retorno dos brasileiros. Há diversas questões que precisam ser discutidas como Previdência, Emprego, Reinserção”, adiantou o deputado. 

O presidente da Casa do Brasil esteve acompanhado da Coordenadora do Programa de Retorno Voluntário, Fatima Lessa, e da psicóloga da entidade, Iricê Gódoi. 

  

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena