Regiões fronteiriças serão objeto de debate pela Comissão
O objetivo da reunião foi identificar as principais ações e projetos do governo federal na faixa de fronteira e alinhar as ações da Comissão com os trabalhos já realizados na região.
Durante o encontro, Roosevelt Filho explicou o trabalho desenvolvido pela Comissão Permanente para o Desenvolvimento e a Integração da Faixa de Fronteira (CDIF), do Ministério da Integração Nacional. Segundo ele, a CDIF propõe medidas e coordena ações para o desenvolvimento da faixa de fronteira. Segundo dados da CDIF, 27% do território nacional, que reúne 11 Estados brasileiros, estão em faixa de fronteiras, abrangendo mais de 10 milhões de habitantes. Esse território reúne 588 municípios e 28 cidades gêmeas.
Perpétua Almeida informou que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional pretende trabalhar de maneira conjunta e articulada com os núcleos que tratam de faixa de fronteira no Brasil. “O nosso maior objetivo é alinhar os trabalhos dos núcleos com os trabalhos legislativos. Se trabalharmos de forma articulada, vamos potencializar nosso trabalho e melhorar a qualidade de vida da população que vive em regiões de fronteiras”, defendeu a deputada.
A Comissão já aprovou requerimento para a realização de audiência pública para discutir o desenvolvimento dos estados fronteiriços.
Assessoria de Comunicação da CREDN