Reajuste de repasse ao Paraguai não é excessivo, diz embaixador

30/06/2010 12h05

O subsecretário-geral da América do Sul, Central e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Antônio Simões, disse hoje que não é excessivo o reajuste previsto nos repasses do Brasil ao Paraguai pelo excedente de energia de Itaipu. “É pouco para o Brasil, mas muito significativo para o Paraguai”, disse o embaixador, em audiência pública conjunta das comissões de Minas e Energia; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

Segundo proposta assinada pelo governo (PDC 2600/10), os pagamentos anuais ao Paraguai passarão de 120 milhões de dólares para cerca de 360 milhões de dólares. O projeto tramita nas comissões da Câmara.

Antônio Simões afirmou que o reajuste contribuirá para o equilíbrio nas relações do Brasil com o Paraguai e para a integração na América do Sul. “É preciso escolher o tipo de integração que se quer, se o da solidariedade do comércio da energia ou o dos laços do tráfico e do contrabando. Se é para haver integração, que seja a integração do bem, a integração social”, disse.

Reportagem – Keila Santana/Rádio Câmara
Edição - Pierre Triboli

Agência Câmara