Aprovado o Protocolo ao Acordo de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas

Com parecer do deputado Milton Monti (PR-SP), a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados ratificou nesta quarta-feira, 29, os textos do Protocolo referente ao Acordo de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas, adotado em 27 de junho de 1989, e do respectivo Regulamento Comum do Acordo de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas e do Protocolo concernente a esse Acordo.
29/11/2017 15h50

Cleia Viana

Aprovado o Protocolo ao Acordo de Madri relativo ao Registro Internacional de Marcas

O Brasil aderiu ao Acordo de Madri no início do século 20, mas o denunciou em 1934. O sistema criado pelo Acordo foi aperfeiçoado pelo Protocolo que tem por objetivo habilitar pessoas físicas e jurídicas de um país-membro a solicitar, por intermédio da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, o registro de uma marca, já pedida ou registrada em seu país de origem, na jurisdição de uma ou todas as demais Partes Contratantes.

 Atualmente, o Acordo conta com 97 membros, os quais representam mais de 80% do comércio mundial. O Brasil participa do Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes.

 Segundo Monti, “trata-se de Acordo extremamente técnico, do qual o Brasil ainda deverá realizar declarações e manter-se alerta a certos dispositivos que não se coadunam com a legislação interna sobre proteção de marcas. É bem verdade que o texto esteve em discussão pelo Executivo para que se encontrasse a melhor forma de adesão pelo Brasil”, revelou.

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena