Proposta para a internet é aprovada na ONU e Pellegrino destaca papel do Brasil

Brasília – Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, destacou o papel do Brasil na apresentação do projeto de resolução "O Direito à Privacidade na Era Digital" aprovado pelas Nações Unidas na quarta-feira, 18. "Esta proposta coloca o Brasil numa posição de vanguarda e atrai cada vez mais países interessados numa discussão séria e definitiva sobre os limites da espionagem internacional por meios eletrônicos e digitais", destacou o deputado.
20/12/2013 14h25

Foto: Luiz Alves (CD)

Proposta para a internet é aprovada na ONU e Pellegrino destaca papel do Brasil

Para Nelson Pellegrino, decisão da ONU de acolher projeto de resolução do Brasil para a privacidade na internet fortalece a política exterior brasileira

Pellegrino também comemorou a decisão do Brasil de sediar a Reunião Multissetorial Global sobre Governança na Internet que será realizada em São Paulo nos dias 23 e 24 de abril. O encontro será promovido no âmbito do Comitê Gestor da Internet (CGI) e terá a participação de governos estrangeiros, empresas, acadêmicos e entidades da sociedade civil, como o Legislativo.

O deputado acredita ainda que a decisão da ONU forçará a comunidade internacional a debruçar-se sobre uma nova governança para a internet. "As denúncias de espionagem dos Estados Unidos precisam produzir um resultado concreto em torno do respeito à soberania dos países e o Brasil acertou duplamente ao tornar esse problema uma questão de direitos humanos", explicou.

Rússia

 

Nelson Pellegrino saudou ainda a decisão do governo russo de anistiar os ativistas do Greenpeace presos desde fevereiro, entre eles a brasileira Ana Paula Maciel. No total, 31 pessoas serão beneficiadas com a medida que também passou pelo Parlamento russo.

"Estivemos na embaixada russa e procurarmos sensibilizar as autoridades daquele país de que os ativistas do Greenpeace não cometeram nenhum crime, muito menos o de pirataria como denunciado. A anistia chega numa boa hora já que a prisão preventiva era válida até 23 de novembro. Esperamos que a Ana Paula possa se reencontrar com seus familiares ainda para as festas de final de ano e agradecemos ao governo russo pela decisão que considerou, sobretudo, os aspectos humanitários", explicou o deputado.

 

 

Assessoria de comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br