Previsibilidade orçamentária na agenda da CREDN com a Defesa

Lucas Redecker e José Mucio Monteiro conversaram sobre a necessidade de conferir maior previsibilidade orçamentária para o desenvolvimento dos Projetos Estratégicos das Forças Armadas. Na oportunidade, o ministro da Defesa reiterou o seu interesse em falar à CREDN
19/03/2024 18h40

Assessoria de Comunicação do MD

Previsibilidade orçamentária na agenda da CREDN com a Defesa

Brasília – Conferir uma maior previsibilidade orçamentária para os Projetos Estratégicos das Forças Armadas, foi o tema principal da reunião realizada nesta terça-feira, 19, entre o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputado Lucas Redecker (PSDB-RS) e o ministro da Defesa, José Mucio Monteiro.

No encontro, os dois também repassaram o estado atual das Forças Armadas e as dificuldades que cada uma enfrenta em termos operacionais. Mucio revelou que a Marinha, por exemplo, teve de reduzir a frota pela metade por conta das restrições orçamentárias.

O ministro destacou, ainda, que o Ministério da Defesa discute com o governo, uma proposta para a criação da carreira civil na pasta, com cargos de   assistentes, analistas e especialistas em Defesa, que serão preenchidos por meio de concursos públicos. A ideia é realizar pelo menos um certame ainda em 2024 com cerca de 300 vagas. Além disso, José Mucio reforçou a intenção do MD de apresentar uma proposta para disciplinar a participação de militares na política.

Segundo Redecker, “a CREDN irá trabalhar para contribuir com o fortalecimento operacional das Forças Armadas. Um país com quase 17 mil quilômetros de fronteiras com dez países, não pode negligenciar a segurança do seu território e das suas riquezas naturais”, afirmou.

O deputado adiantou, também, que “a nossa prioridade é avançar nas pautas produtivas, que tragam resultados efetivos. Neste sentido, precisamos dotar as nossas Forças Armadas dos recursos necessários para que cumpram com o seu papel constitucional”, explicou. “Além disso, conversamos sobre projetos como o Calha Norte que são imprescindíveis para o desenvolvimento socioeconômico daquela região”, completou.

 

Assessoria de imprensa - CREDN