Presidente da CREDN elogia chanceler e reitera apelo por vacinas
Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, deputado Aécio Neves (PSDB-MG), elogiou o discurso do novo ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, na cerimônia de posse realizada nesta terça-feira, 6.
“Considero extremamente animador o primeiro pronunciamento do novo ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos França, em que apontou o tripé fundamental de sua gestão. Ele colocou em destaque a questão da diplomacia da saúde, portanto, uma ação pragmática que nós sempre defendemos em favor de um acesso mais rápido e amplo dos brasileiros à vacinação”, afirmou o deputado.
Para Aécio Neves, a importância dada pelo novo chanceler às questões climáticas, também merece destaque. “Trata-se de um tema essencial para que sejam destravadas as relações do Brasil com várias regiões do mundo e de acordos, como, por exemplo, do MERCOSUL com a União Europeia, além de reconhecer o importante papel do Itamaraty para a retomada da economia, que nos preocupa a todos”, explicou.
Na opinião do deputado, o discurso do novo chanceler é de alguém que compreende a dimensão dos desafios que tem pela frente. “De minha parte, asseguro que a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara atuará no sentido de dar a ele as condições necessárias para colocar em prática os propósitos anunciados em seu discurso de posse”, concluiu o deputado.
CCAI
Aécio Neves informou que, na próxima quarta-feira, 14, será realizada a eleição de um deputado da CREDN para integrar a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), que, neste ano, será presidida pelo deputado mineiro. Para tanto, os líderes partidários terão até às 14h do dia 13, para apresentarem os nomes dos interessados. A CCAI é integrada por 12 membros da Câmara e do Senado.
O deputado também solicitou aos membros da CREDN que se manifestem acerca do funcionamento das três subcomissões criadas em 2019, mas que não funcionaram no ano passado em razão da pandemia. De acordo com Aécio Neves, essas três subcomissões – Assuntos de Fronteira, Comércio Exterior e o ingresso do Brasil na OCDE, e sobre o Uso Comercial do Centro de Lançamentos de Alcântara - podem ser mantidas, encerradas ou recriadas.
Assessoria de Comunicação e Imprensa/CREDN