Presidente da CREDN discute Política Externa com chanceler

Em reunião no Itamaraty, o presidente da CREDN repassou, com o ministro das Relações Exteriores, a agenda de Política Externa e os desafios que o país tem pela frente nas suas relações internacionais. Paulo Alexandre assegurou que a CREDN trabalhará para contribuir com a diplomacia nacional
23/03/2023 18h53

Assessoria do Itamaraty

Presidente da CREDN discute Política Externa com chanceler

Brasília – Nesta quarta-feira, 22, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), reuniu-se no Palácio do Itamaraty, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Na oportunidade, ele assegurou que a CREDN irá trabalhar para contribuir com o fortalecimento da diplomacia nacional.

Paulo Alexandre conversou, ainda, sobre a ida do ministro à Comissão. Também nesta quarta, em reunião da CREDN, foram aprovados dois requerimentos, de autoria do seu presidente e do deputado Marcel van Hatten (NOVO-RS), para que o ministro detalhe as prioridades da pasta para o ano.

O deputado explicou ao ministro que a prioridade da CREDN é a ratificação do Tratado de Livre Comércio MERCOSUL – UE, que pode ser enviado aos respectivos parlamentos, em julho deste ano. Paulo Alexandre assumiu o compromisso de dar celeridade à tramitação assim que o texto chegar à Comissão.

Ele tambiém citou o interesse do Colegiado em discutir temas como a adesão do Brasil à OCDE, a posição brasileira em relação à guerra na Europa e os seus impactos, a importância da China para o comércio exterior, bem como as relações do Brasil com os EUA, a Europa e os países vizinhos, com especial atenção para o desenvolvimento regional e as questões econômico-comerciais.

Assessoria de Imprensa - CREDN