Presidente da CREDN discute agenda de Inteligência com a ABIN

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA) reuniu-se nesta quinta-feira, 24, com o Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Janér Tesch Hosken Alvarenga, com quem discutiu diversos temas de interesse do Legislativo e da própria entidade. O presidente da CREDN é membro nato e vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional.
25/05/2018 15h55

Assessoria de Comunicação da ABIN - ACOM

Presidente da CREDN discute agenda de Inteligência com a ABIN

Para Nilson Pinto, “a exemplo da Política Externa e da Defesa Nacional, a Inteligência também é um tema de Estado que está acima das políticas de governo. Precisamos aprofundar cada vez mais esse relacionamento com o objetivo de dotarmos a nossa agência dos instrumentos necessários para o cumprimento do seu papel”, afirmou. 

A ABIN é o órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN) integrado por 39 membros e tem por missão assegurar que o Executivo Federal tenha acesso a conhecimentos relativos à segurança do Estado e da sociedade, como os que envolvem defesa externa, relações exteriores, segurança interna, desenvolvimento socioeconômico e desenvolvimento científico-tecnológico. 

Para o deputado, um dos principais problemas para que a ABIN exerça plenamente suas funções diz respeito ao seu orçamento, menor inclusive que muitos serviços congêneres da região. “Vamos trabalhar para que o orçamento da agência seja significativamente melhorado. Além disso, pretendemos discutir diversos aspectos relacionados aos instrumentos necessários para que a ABIN possa produzir e proteger o conhecimento crítico”, destacou o deputado. 

Os dois também conversaram sobre a importância do Plano Nacional de Inteligência (PLANINT), documento que define ações estratégicas para a Inteligência brasileira, aprovado em 3 de maio. 

De acordo com Janér Tesch Hosken Alvarenga, o PLANINT detalha os desafios, os objetivos e as ações que os órgãos integrantes do Sistema Brasileiro de Inteligência devem desenvolver e tem como base a Política Nacional de Inteligência (PNI) e a Estratégia Nacional de Inteligência (ENINT). 

 

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena