Presidente da CREDN critica postura do Brasil em relação a Israel

Luiz Philippe de Orleans e Bragança pretende realizar missão da CREDN a Israel até o final do ano para retomar o diálogo político e parlamentar.
11/02/2026 12h30

Assessoria de Imprensa CREDN

Presidente da CREDN critica postura do Brasil em relação a Israel

Israel

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL/SP), criticou, nesta quarta-feira, 11, a postura do Brasil em relação ao Estado de Israel. Em encontro com a Encarregada de Negócios israelense, Rasha Athamni, o deputado considerou “lamentável e vergonhosa a política exterior deste governo, alinhado com regimes autoritários e ditaduras”.

Segundo Luiz Philippe, “é preciso separar o povo brasileiro, do governo federal. O povo brasileiro é solidário com Israel e condena de forma veemente, o ataque terrorista de 7 de outubro de 2023, enquanto o governo relativiza em solidariedade com terroristas”, destacou.

“Este é um ano de eleições e muitas coisas vão mudar no país. A partir de janeiro do próximo ano, as nossas relações com Israel serão retomadas no mais alto nível e a nossa política externa será resgatada”, assegurou o deputado.

Apesar do ano curto por conta do processo eleitoral, o presidente da CREDN pretende realizar uma missão da Comissão a Israel com o objetivo de estreitar o diálogo político e parlamentar. “Temos um relacionamento histórico com Israel que não pode ser manchado por conta de um governo que prioriza a ideologia. Israel é um grande parceiro das nossas Forças Armadas e precisamos resgatar a cooperação no combate ao crime organizado e em cibersegurança, entre outros”, anunciou.

Luiz Philippe e Rasha Athammi conversaram, ainda, sobre a presença de células da organização terrorista Hezbollah no Brasil e expressaram preocupação com a passividade das autoridades brasileiras em atuar, pois os nomes e a localização dessas pessoas, são conhecidos.

Assessoria de Imprensa – CREDN