Política migratória norte-americana será tema de audiência da CREDN com a CDH
Brasília – A política migratória dos Estados Unidos será tema de audiência pública conjunta a ser realizada pelas comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados. Requerimento neste sentido foi aprovado nesta quarta-feira, 11, na CREDN. O mesmo já havia passado na CDH e é de autoria dos deputados Maria do Rosário (PT-RS) e Luiz Sérgio (PT-RJ).
De acordo com os autores, 1.995 crianças e adolescentes foram separados de 1.940 adultos na fronteira entre os Estados Unidos e o México entre 19 de abril e 31 de maio. Enquanto os pais e mães são presos por terem tentado entrar no país, os filhos e filhas são compulsoriamente levados para centros de imigrantes.
“Se a nova política migratória do governo dos Estados Unidos é passível de muitas críticas, já que vai na contramão dos esforços empreendidos pelas Nações Unidas para a construção de um novo pacto global para as migrações, inadmissível é a situação imposta a milhares de crianças separadas de seus pais e mães, vivendo no abandono familiar e em situações precárias”, afirmaram os parlamentares.
Para tanto, serão convidados representantes do ministério das Relações Exteriores, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR); a diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck; e o advogado Eduardo Beckett, defensor da Sra. Maria Bastos e seu neto Mateus, detidos e separados nos Estados Unidos.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefone: 61 3216 6737
www2.camara.leg.br/credn