Comissão quer explicação sobre agente da ABIN que teria violado a segurança da agência

Na sexta-feira, 21, a deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados e vice-presidente da Comissão de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), do Congresso Nacional, protocolou requerimento pedindo a convocação de uma reunião da CCAI com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Elito Carvalho Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Wilson Trezza.
27/09/2012 11h15

Ela quer que os principais responsáveis pelo Sistema Brasileiro de Inteligência prestem contas das denúncias reveladas na última semana de que um agente da ABIN teria violado a segurança da agência e obtido acesso a informações sigilosas e secretas. Perpétua Almeida quer saber que informações foram acessadas, quem estaria por trás dessa ação e que destino tiveram as informações hackeadas.

A deputada quer aproveitar o encontro para pressionar os membros do Poder Legislativo pela aprovação do Regimento Interno da CCAI para que o colegiado possa acompanhar diuturnamente as ações da ABIN como órgão de controle externo. Na sua avaliação, a denúncia revela uma vulnerabilidade que coloca em risco a própria Segurança Nacional do país.