Peritos da União Europeia discutem agenda regional brasileira na CREDN

Brasília – Uma delegação de dez membros do Grupo de Trabalho América Latina e Caribe (COLAC), organismo de assessoramento superior direto do Conselho da União Europeia, discutiu nesta terça-feira, 5, temas da agenda regional brasileira na CREDN. Na oportunidade, eles foram recebidos pelo presidente do Colegiado, deputado Nilson Pinto (PSDB-PA) e pelo presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – União Europeia, deputado Eduardo Barbosa (PSDB-MG).
06/06/2018 15h22

Edilson Holanda

Peritos da União Europeia discutem agenda regional brasileira na CREDN

O grupo é responsável pelo monitoramento e aconselhamento sobre temário relevante para a formulação e operacionalização de política exterior e agenda diplomática da União Europeia para a região. “Tivemos a oportunidade de discorrer sobre questões como a crise na Venezuela e o seu impacto regional, especialmente para o Brasil, as eleições gerais que teremos em outubro e os desafios que se apresentam para o país. Foi um diálogo de alto nível mantido com o propósito de fortalecer ainda mais os laços que unem o Brasil e a União Europeia”, afirmou Nilson Pinto. 

Eduardo Barbosa destacou a empatia dos brasileiros pela cultura e os valores europeus. “Firmamos uma aliança estratégica com o objetivo de ampliarmos ainda mais as áreas de cooperação. Os brasileiros têm uma visão positiva da Europa e isso pode ser constatado na absorção da cultura europeia em todo o país”, explicou. 

Nilson Pinto e Eduardo Barbosa assinalaram que o processo eleitoral que culminará com a eleição geral de 7 de outubro, é marcado pela imprevisibilidade. Na avaliação de ambos, temas como a corrupção, violência urbana, saúde e desemprego, serão determinantes para que os eleitores possam se definir em termos de candidatos. 

Em relação à crise na Venezuela, os parlamentares observaram que o apoio no Brasil ao regime bolivariano é cada vez menor embora ainda haja um resquício de suporte ideológico em três partidos. Segundo Eduardo Barbosa, “o Brasil tem uma posição clara em relação ao que ocorre naquele país e não fechará as suas fronteiras. No entanto, essa pressão migratória não poderá recair apenas sobre um estado e terá de ser diluída com a interiorização dos venezuelanos”. 

Para Nilson Pinto, “há uma posição majoritária em defesa da ajuda humanitária que o Brasil oferece aos venezuelanos e para que haja uma solução pacífica para essa crise. Por outro lado, menos de 20% dos deputados expressam apoio ao governo da Venezuela”, concluiu Nilson Pinto.

 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena