Pellegrino encerra atividades da CREDN com balanço positivo
Em 2013, a CREDN também realizou três grandes seminários, com destaque para o que discutiu aspectos relacionados ao terrorismo e grandes eventos que contou com a participação de alguns dos melhores especialistas brasileiros e estrangeiros num debate sobre os riscos inerentes à situação atual do Brasil como sede de importantes encontros de dimensão global como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos.
Pellegrino destacou ainda a atuação da CREDN em torno das revelações de que os Estados Unidos organizaram uma gigantesca máquina de espionagem e que o Brasil era um de seus principais alvos.
"Entre os encaminhamentos com vistas a proteger o país da interceptação de comunicações, entre outras ameaças externas, aprovamos a regulamentação da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) depois de 11 anos de tramitação. Dispomos agora de uma definição de atribuições específicas de fiscalização das atividades de todos os órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência", explicou.
A aprovação da Política Nacional de Defesa, da atualização da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional, também foram priorizadas pela CREDN. "Com isso, o Brasil passa a integrar o seleto grupo de nações que conferem transparência, para si e para o mundo, aos princípios e estratégias que regem sua Defesa", explicou.
Assessoria de comunicação