Pellegrino encerra atividades da CREDN com balanço positivo

Brasília – O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidiu nesta quarta-feira, 18, a última sessão ordinária da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) fazendo um balanço positivo dos trabalhos realizados em 2013. "No total, realizamos 27 reuniões deliberativas, que resultaram na apreciação de 41 proposições e de 155 requerimentos. Foram realizadas ainda 23 audiências públicas, sendo nove delas conjuntas com outros órgãos da Casa e do Senado Federal", afirmou o deputado.
18/12/2013 15h14

Foto: Marcelo Rech

Pellegrino encerra atividades da CREDN com balanço positivo

Nelson Pellegrino preside última reunião ordinária da CREDN em 2013

Em 2013, a CREDN também realizou três grandes seminários, com destaque para o que discutiu aspectos relacionados ao terrorismo e grandes eventos que contou com a participação de alguns dos melhores especialistas brasileiros e estrangeiros num debate sobre os riscos inerentes à situação atual do Brasil como sede de importantes encontros de dimensão global como a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos.

 

Pellegrino destacou ainda a atuação da CREDN em torno das revelações de que os Estados Unidos organizaram uma gigantesca máquina de espionagem e que o Brasil era um de seus principais alvos.

 

"Entre os encaminhamentos com vistas a proteger o país da interceptação de comunicações, entre outras ameaças externas, aprovamos a regulamentação da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) depois de 11 anos de tramitação. Dispomos agora de uma definição de atribuições específicas de fiscalização das atividades de todos os órgãos do Sistema Brasileiro de Inteligência", explicou.

 

A aprovação da Política Nacional de Defesa, da atualização da Estratégia Nacional de Defesa e do Livro Branco da Defesa Nacional, também foram priorizadas pela CREDN. "Com isso, o Brasil passa a integrar o seleto grupo de nações que conferem transparência, para si e para o mundo, aos princípios e estratégias que regem sua Defesa", explicou.

 

 

Assessoria de comunicação

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br