Pellegrino considera gravíssimas novas denúncias de espionagem

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino (PT-BA), classificou de "gravíssimas" as novas denúncias de espionagem dos Estados Unidos no Brasil. Segundo ele, "o governo acertou ao convocar o embaixador norte-americano Thomas Shannon para prestar esclarecimentos. E, caso se confirme que a presidente Dilma foi espionada, temos um episódio inaceitável de violação da soberania nacional".
02/09/2013 15h25

Foto: Lúcio Bernardo Júnior (Agência Câmara)

Pellegrino considera gravíssimas novas denúncias de espionagem

Pellegrino considera gravíssimas as novas denúncias de espionagem dos EUA no Brasil

Pellegrino informou que irá promover no âmbito da CREDN e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), a realização de novas audiências públicas para tratar das novas denúncias e do trabalho realizado por duas comissões de brasileiros nos Estados Unidos, a última delas presidida pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que se reuniu em Washington com o vice-presidente Joe Baden, com a assessora para Assuntos de Contraterrorismo, Lisa Mônaco, e com o chefe de Departamento de Justiça, Eric Holder.

"Pelo que soubemos os Estados Unidos não aceitam qualquer tipo de acordo que preserve a privacidade de pessoas comuns e de autoridades. Eles se consideram legalmente amparados e esta postura é inadmissível, portanto, vou defender a instalação de uma CPI Mista para investigarmos a fundo o que saiu até agora e o que ainda está por vir", afirmou o deputado.

 

 

Assessoria de Comunicação

Jornalista responsável: Marcelo Rech

Fones: 55 61 3216 6737- 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br