Pellegrino comemora aprovação de acordo com a França
Foto: Gabriela Korossoy (Agência Câmara)
Nelson Pellegrino defende a aprovação de acordo com a França para endurecer fiscalização sobre garimpos ilegais
Já aprovado pelo Parlamento francês, o acordo aprovado em Plenário segue agora para o Senado Federal. "Assinado em 2008, ele prevê o confisco e destruição de bens utilizados na extração clandestina de ouro em uma faixa de 150 quilômetros de cada lado da fronteira. Com o acordo, medidas efetivas de combate a extração ilegal e o comércio de ouro não transformado, especialmente a venda e a revenda serão implementadas", explicou Pellegrino.
Para a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), relatora na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, os garimpos ilegais além dos danos ambientais, também alimentam o tráfico de drogas e armas e a exploração infantil.
Segundo ela, "a atividade ilegal pode causar a destruição de rios, o comprometimento de mananciais de água para abastecimento e a poluição com mercúrio. O sonho do enriquecimento fácil, em regra, também se transforma em pesadelo para as pessoas que são atraídas para a atividade, condenadas a condições sociais degradantes", concluiu.
Assessoria de comunicação