Passa na CREDN o acordo de cooperação militar Brasil - Benin

O acordo cria arcabouço jurídico para cooperação em assuntos relativos à defesa, de modo que a parceria entre o Brasil e o Benin nessa área possa ser expandida e aprofundada no que se refere a pesquisa e desenvolvimento, intercâmbio de conhecimento, apoio logístico e participação em eventos culturais e esportivos.
20/05/2024 17h41

Bruno Spada

Passa na CREDN o acordo de cooperação militar Brasil - Benin

Brasília – Firmado na cidade do Rio de Janeiro, em 12 de abril de 2023, o Acordo de Cooperação entre o Brasil e o Benin em Matéria Militar, passou na CREDN na quarta-feira, 15, com a aprovação do parecer da deputada Dandara (PT-MG).

Segundo ela, “este acordo é um poderoso instrumento de colaboração no campo da diplomacia militar, estreitando os laços entre Brasil e Benin nesse terreno”, afirmou a deputada. O ministério da Defesa informou que o acordo prevê a troca de experiência para instrutores militares; e a cooperação em assistência humanitária; entre outras iniciativas.

Além disso, o governo brasileiro acredita que o instrumento fortalecerá os negócios entre os dois países. Do ponto de vista geopolítico, o Brasil passa a contar, formalmente, com mais uma parceria estratégica na costa ocidental africana, além de África do Sul, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Marrocos, Namíbia, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Senegal.

“Este instrumento tem por finalidade estabelecer entre os dois países um quadro de cooperação bilateral em matéria militar com base nos princípios da igualdade, reciprocidade, interesse comum, em conformidade com as legislações nacionais e os compromissos internacionais respectivos”, assinalou Dandara.

 

Assessoria de imprensa - CREDN