Parlamentares de Moçambique conhecem trabalho da CREDN

Delegação oficial da Assembleia da República de Moçambique esteve hoje (11/06/2013) em visita oficial à Comissão de Relações Internacionais e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, onde encontrou-se com o seu Presidente, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), e o Presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil – Moçambique, Deputado Luiz Nishimori (PSDB-PR). O objetivo da visita dos moçambicanos foi trocar experiências com os congêneres brasileiros, conhecer sobre o funcionamento da CREDN, nossa política externa e estreitar relações de amizade e cooperação.
11/06/2013 19h10

Foto: Marcelo Rech

Parlamentares de Moçambique conhecem trabalho da CREDN

Deputados Nelson Pellegrino e Luíz Nishimori recebem comitiva de parlamentares de Moçambique

A delegação de Moçambique foi composta pela Deputada Maria Inês Martins (RENAMO), Presidente da Comissão das Relações Internacionais da Assembleia da República de Moçambique, Deputado António Rosário Niquice (FRELIMO), Deputada Fátima Luís Madeira (FRELIMO), Deputada Joana Anecleto Vasco (FRELIMO), Deputada Sara Mamudo Vassangy (FRELIMO), Deputado Gildo Fortunato Elias Muaga (FRELIMO), Deputada Maria Ivone R. B. Soares (RENAMO) e o Sr. Zacarias Guidione Mucavele, funcionário da Assembleia da República. A FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique governa o país e tem maioria parlamentar. A RENAMO - Resistência Moçambicana Nacional é o segundo maior partido político do país.

Os parlamentares brasileiros elogiaram a conquista política das mulheres moçambicanas, que ocupam 40% dos assentos da Assembleia da República de Moçambique, enquanto no Brasil esse percentual não passa de 9%.

O Presidente da CREDN, Nelson Pellegrino, respondeu às indagações dos parlamentares moçambicanos sobre o sistema político brasileiro, as atribuições da CREDN e suas relações com o poder Executivo. Pellegrino ressaltou o potencial da diplomacia parlamentar no fortalecimento da cooperação entre os países e citou alguns temas das relações comercial e política entre Brasil e Moçambique.

O Deputado Nelson Pellegrino explicou que o Brasil compartilha os princípios doutrinários preconizados pela ONU, como o da não-intervenção e da resolução pacífica de conflitos, orientando sua política externa por eles. Citou as principais conquistas que deram ao Brasil um papel de protagonismo na cena internacional e liderança regional na América Latina.

O Deputado Luiz Nishimori, por sua vez, defendeu o desenvolvimento do projeto Savana, em território moçambicano, fruto de uma parceria entre Moçambique, Brasil e Japão, destinado à produção de alimentos.

 

Márcio Marques de Araújo