Os programas Nuclear da Marinha e de Submarinos serão debatidos na CREDN
Brasília – A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional realizará, em data a ser negociada com a Marinha do Brasil, audiência pública para discutir o estado atual do seu programa nuclear e os cronogramas de implementação do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). O requerimento aprovado nesta quarta-feira, 25, foi apresentado pelo deputado Carlos Zarattini (PT-SP).
Carlos Zarattini está preocupado, principalmente, com o orçamento destinado aos dois programas. Segundo ele, “recentemente, em audiência no Senado, o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, afirmou que o maior desafio atual da pasta é a falta de recursos e pediu ao Ministério da Economia um acréscimo de R$ 1 bilhão ao Orçamento da Defesa. O MD solicitou R$ 267,5 milhões para o PROSUB e o PNM, que tiveram parte dos recursos vetados pela presidência da República”, explicou.
O deputado também reclamou do contingenciamento dos recursos da Defesa que, na sua visão, comprometem o desenvolvimento dos projetos estratégicos. “Dessa forma, torna-se urgente a discussão sobre o andamento do Programa Nuclear da Marinha e do Programa de Desenvolvimento de Submarinos, e também dos obstáculos que se sobrepõem à execução desses programas fundamentais para a Defesa e o desenvolvimento nacional”, concluiu.
Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN