Oposição quer ouvir o ex-ministro da Defesa e os ex-comandantes militares

A oposição, por meio de requerimento do deputado Henrique Fontana (PT)-RS), quer ouvir o ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os ex-comandantes do Exército, general Edson Pujol; da Marinha, almirante Ilques Barbosa; e da Aeronáutica, brigadeiro Antônio Carlos Bermudez, sobre as trocas nas Forças Armadas, implementadas no final do mês de março.
12/05/2021 20h10

Cleia Viana

Oposição quer ouvir o ex-ministro da Defesa e os ex-comandantes militares

 

 A oposição, por meio de requerimento do deputado Henrique Fontana (PT)-RS), quer ouvir o ex-ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e os ex-comandantes do Exército, general Edson Pujol; da Marinha, almirante Ilques Barbosa; e da Aeronáutica, brigadeiro Antônio Carlos Bermudez, sobre as trocas nas Forças Armadas, implementadas no final do mês de março. O requerimento de convite foi aprovado, mas os militares podem ou não aceitar.

Segundo Henrique Fontana, “surpreendeu a sociedade e o Parlamento a inédita troca, em período democrático, de toda a chefia do setor de Defesa, desde o ministério até os comandos militares. Muitas versões diferentes sobre

os motivos e circunstâncias da substituição foram divulgadas pela imprensa”, afirmou.

Na sua avaliação, caso aceitem comparecer à CREDN, os militares poderão esclarecer se houve ou não tentativas por parte do presidente da República de politizar as Forças Armadas. “Jair Bolsonaro se refere às Forças Armadas como meu Exército, quando deveriam ser tratadas como instituições de Estado e não de governo”, defendeu Fontana.

Para os deputados governistas, os militares não devem comparecer, pois as trocas no ministério se deram por opção do presidente e não por envolvê-los em denúncias de corrupção, por exemplo.

 

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa – CREDN