Novos ministros da Defesa e Relações Exteriores serão ouvidos pela CREDN
Os novos ministros da Defesa, Walter Braga Netto, e das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco França, serão chamados à Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados (CREDN), para prestarem esclarecimentos sobre as prioridades de suas pastas para este ano. A iniciativa é do presidente da CREDN, deputado Aécio Neves (PSDB-MG).
Segundo ele, “há uma grande expectativa em relação à postura dos novos ministros, especialmente no que diz respeito aos esforços no enfrentamento à pandemia. Precisamos conhecer melhor o ministro das Relações Exteriores e os seus objetivos à frente do Itamaraty, não apenas nas questões afetas à importação de vacinas. Além disso, é fundamental que o novo ministro da Defesa também venha à CREDN explicar como pretende empregar as Forças Armadas no combate à pandemia. Lembro que o ex-ministro Fernando Azevedo já havia manifestado o seu interesse de vir à Comissão no dia 7 de abril. Esperamos que o seu substituto mantenha essa mesma disposição”, destacou o deputado.
Durante os debates, vários deputados manifestaram preocupação com as recentes mudanças que atingiram a cúpula militar, com as trocas do ministro da Defesa e dos comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. “Queremos ouvir do general Braga Netto, o mesmo compromisso expressado pelo seu antecessor, de fortalecer o papel Constitucional das Forças Armadas como instituição de Estado”, afirmou o deputado Marcel Van Hatten (NOVO-RS).
“Precisamos ficar atentos aos sinais para não sermos pegos de surpresa. Essa Comissão tem o dever de ficar atento aos sinais”, advertiu o deputado Vinicius Carvalho (PRB-SP). Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), quer saber qual a missão dada ao novo ministro pelo presidente da República.
Inteligência
Nesta quarta-feira, 31, a CREDN aprovou ainda requerimento do deputado Coronel Armando (PSL-SC), para que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, compareça à Comissão para debater as prioridades para a Inteligência nacional, lembrando que a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) subordinada ao GSI.
Coronel Armando recordou, ainda, que neste ano, caberá à CREDN a presidência da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), órgão de controle externo do Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).
Vacinas
A CREDN aprovou, ainda requerimento da deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), para que seja realizada audiência pública conjunta com a Comissão de Ciência e Tecnologia Comunicação e Informática, com a presença dos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação; da Saúde e da Relações Exteriores; bem como, representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto Butantan para debater o atual estágio da produção de vacinas no Brasil, a possibilidade de ampliação da produção diária, contratos firmados, as iniciativas diplomáticas e comerciais par ampliação da oferta de vacinas, e o apoio governamental as pesquisas relativas a produção de imunizante de caráter totalmente nacional.
Por fim, aprovou-se requerimento do deputado Rubens Bueno (CIDADANIA-PR) para a realização de audiência pública sobre o agravamento da Covid nos estados e municípios e o pedido de ajuda internacional formulado por prefeitos para o enfrentamento da pandemia.
Assessoria de Comunicação e Imprensa/CREDN