Nota Oficial em Apoio aos trabalhos desenvolvidos pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) que começou a operar em 1950 para assistir aos cinco milhões de refugiados palestinos, exerce papel essencial no fornecimento direto de serviços para atenuar as dramáticas condições dessas pessoas, sendo que 1,5 milhões delas vivem nos 58 campos de refugiados em áreas da Jordânia, Líbano, Síria, Cisjordânia e Faixa de Gaza.
16/10/2013 20h12

Para atender a esse contingente, a UNRWA trabalha com recursos limitados, dependentes de doadores voluntários, empregando 31 mil pessoas, a maioria composta pelos próprios refugiados. Sua ação se estende desde a ajuda alimentar até o assessoramento a pequenos negócios, passando por serviços em educação, saúde, habitação, saneamento, entre outros.

O trabalho desenvolvido pela UNRWA é a maior experiência de esforço contínuo de ajuda humanitária. São mais de 63 anos de atividades ininterruptas, inclusive em tempos de guerra, promovendo os direitos e a dignidade humana em meio a condições adversas. A trajetória da UNRWA tem mostrado um caminho de cooperação internacional exemplar e a esperança para um povo.

Ao compartilhar a aspiração de verem estabelecidas as bases para a criação definitiva do Estado da Palestina, com a devolução de territórios ocupados e o reconhecimento do direito à existência do Estado de Israel, reforçados por acordos que permitam aos palestinos e aos israelenses a convivência pacífica, a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional expressa seu apoio e conclama pelo fortalecimento da UNRWA em suas ações humanitárias em favor do povo palestino.

Jornalista Responsável: Marcelo Rech

Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br