NOTA OFICIAL - ATENTADO COLÔMBIA
Em nome da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, condeno, nos mais veementes termos, o atentado sofrido pelo senador Miguel Uribe Turbay, ocorrido no final da tarde do último dia 7, em Bogotá, ao tempo em que expresso a nossa solidariedade ao senador, sua família e amigos.
Pré-candidato presidencial pelo Centro Democrático, Miguel Uribe Turbay é filho da jornalista Diana Turbay, que foi refém de narcotraficantes ligados a Pablo Escobar em agosto de 1990 e assassinada morta a tiros durante uma tentativa de resgate, realizada após cinco meses de cativeiro.
Trata-se, portanto, de um jovem e promissor líder, que sente na própria pele a dor e os horrores da violência política e que, por isso, é visto como uma ameaça por aqueles que alimentam o crime organizado naquele país. A nossa solidariedade é, também, com a República da Colômbia, país com o qual mantemos uma relação histórica que completa o seu bicentenário em 2025.
Exortamos a que as autoridades colombianas investiguem as razões e os personagens por trás dessa condenável tentativa de assassinato e que o processo eleitoral no país seja marcado pela liberdade de expressão e pela segurança dos eleitores e candidatos.
Filipe Barros
Presidente da CREDN