Nota de Pesar
O Embaixador Baena Soares, como era mais conhecido, foi o único brasileiro eleito Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o mais antigo organismo internacional do hemisfério, em 1984, tendo sido um dos mais eficazes negociadores da paz na América Latina.
Em 2018, o Embaixador João Clemente Baena Soares foi o convidado especial do seminário Política Externa, Defesa e Inteligência na projeção internacional do Brasil, promovido pela CREDN, onde proferiu a aula magna “O Brasil em busca do seu lugar no mundo: nossos deveres e nossas responsabilidades como ator regional e global”.
Em mais de 40 anos como diplomata exemplar, ele foi, ainda, nosso embaixador nos EUA, Paraguai, Portugal, Guatemala, Itália e Bélgica. Envio as nossas condolências aos filhos, Rodrigo Baena Soares, atual Embaixador do Brasil na Rússia, e Clemente Baena Soares, aprovado recentemente para ser o Embaixador do Brasil no Peru. Em nome dos dois, cumprimentamos todos os familiares, amigos e colegas pela inestimável perda.
Paulo Alexandre Barbosa
Presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional