Nilson Pinto discute agenda de trabalho da CCAI com Fernando Collor

Brasília – Na qualidade de vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), o deputado Nilson Pinto (PSDB-PA), discutiu nesta quarta-feira, 13, a agenda de trabalho do Colegiado com o senador Fernando Collor (PTC-AL), seu homólogo na Comissão de Relações Exteriores do Senado e presidente do órgão de controle externo das atividades de inteligência.
13/06/2018 18h50

Edilson Holanda

Nilson Pinto discute agenda de trabalho da CCAI com Fernando Collor

Para o deputado, “o papel da CCAI é fundamental para fortalecer a Inteligência de Estado, capaz de oferecer aos tomadores de decisão os elementos necessários que permitam ao país atravessar principalmente os momentos mais turbulentos, de forma equilibrada”, explicou. 

No dia 25 de maio, Nilson Pinto reuniu-se com o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Janér Tesch Hosken Alvarenga, com quem discutiu diversos temas de interesse do Legislativo e da própria entidade. “Eu e o senador Collor concordamos em que essa agenda é altamente relevante para a Comissão e para o país”, afirmou. 

Além dos temas ligados à inteligência, Nilson Pinto e Fernando Collor discutiram aspectos relacionados à presença do senador em reunião de audiência pública, a ser realizada pela CREDN, com o objetivo de debater a situação política na Península Coreana. Em abril, o senador realizou visita oficial à Coreia do Norte, o que motivou a apresentação de requerimento da deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) para ouvi-lo acerca das conversações mantidas com diferentes autoridades daquele país.

 

CPLP

 

Em conjunto com a deputada Rosângela Gomes (PRB-RJ), Nilson Pinto pediu o apoio do senador Fernando Collor para a instalação da Comissão Mista do Congresso Nacional de Assuntos Relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), criada em 2014, por meio da Resolução nº 2, do Congresso Nacional. 

O Colegiado Parlamentar Misto será integrado por seis membros titulares, sendo quatro deputados e dois senadores, com igual número de suplentes, sendo parte do Estatuto da Assembleia Parlamentar da CPLP. 

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena