Nilson Pinto defende integração entre Relações Exteriores, Defesa e Inteligência

Brasília – Ao transmitir a presidência da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) ao deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nesta quinta-feira, 14, Nilson Pinto voltou a defender uma maior integração entre Relações Exteriores, Defesa e Inteligência. “São políticas de Estado. Não devem ser contaminadas por políticas de governo, seja ele qual for”, reiterou.
14/03/2019 17h50

Marcelo Rech

Nilson Pinto defende integração entre Relações Exteriores, Defesa e Inteligência

O deputado destacou que a CREDN impulsionou desde o início a ideia de que Relações Exteriores, Defesa Nacional e Inteligência convergem como temas estratégicos, tanto interna como externamente. “Entendo que esta dinâmica deve ser continuada em todos os âmbitos e com uma coordenação cada vez maior entre o Itamaraty, a Defesa, o GSI/ABIN e a CREDN”, defendeu o deputado que seguirá como membro do Colegiado 

O deputado aproveitou a oportunidade e fez um balanço dos trabalhos realizados pela CREDN em 2018. De abril a dezembro de 2018, foram realizadas 16 reuniões deliberativas, aprovados 30 requerimentos, 11 sugestões de emendas à LDO e 4 sugestões de emenda à LOA, além de 41 proposições, incluindo 28 mensagens, 2 projetos de decreto legislativo e 11 projetos de lei. 

Nesse mesmo período, a Comissão realizou 7 reuniões de audiência pública sobre temas de Relações Exteriores, de Defesa Nacional e de Inteligência, das quais participaram ministros de estados, oficiais generais das Forças Armadas, embaixadores, gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos e renomados especialistas em suas áreas de atuação. 

“Realizamos, ainda, dois grandes seminários de caráter internacional.  No primeiro deles, fizemos um balanço dos 40 anos do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), realçando a sustentabilidade como um paradigma para o desenvolvimento da Amazônia. O segundo, realizado em 21 de novembro, teve como temática a Política Externa, a Defesa e a Inteligência na Projeção Internacional do Brasil. Em ambos, discutimos os desafios com os quais o Brasil precisa lidar nestas três áreas”, detalhou.

  

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefone: 61 3216 6737

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena

Ações do documento