Nilson Pinto apoia o fim da dupla tributação entre Brasil e Emirados Árabes

Brasília – O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Nilson Pinto (PSDB-PA), defendeu, nesta terça-feira, 29, a assinatura de um acordo entre Brasil e Emirados Árabes Unidos para pôr fim à dupla tributação.
29/05/2018 17h09

Edilson Holanda

Nilson Pinto apoia o fim da dupla tributação entre Brasil e Emirados Árabes

Em reunião com a Embaixadora daquele país, Hafsa Abdullah Mohammed Sharif Al Ulama, o deputado afirmou que “há um enorme potencial de comércio e investimentos a ser explorado pelos dois países e este acordo contribuirá significativamente para que os negócios sejam alavancados”. 

De acordo com Al Ulama, o Fundo Soberano dos Emirados Árabes conta com cerca de US$ 2 bilhões para investir no Brasil. Ela revelou ainda que os dois países deverão firmar também, até o final do ano, um acordo de cooperação e facilitação de investimentos. “As relações bilaterais vivem um dos seus melhores momentos e estamos trabalhando para estreitarmos ainda mais a cooperação”, assinalou a diplomata. 

Na avaliação de Nilson Pinto, “o Brasil precisa dar continuidade às reformas estruturais para atrair investimentos duradouros. São muitas as amarras que freiam o seu desenvolvimento e impedem o aprofundamento da cooperação em diversos setores da economia”. 

Em 2008, os Emirados Árabes Unidos transformaram-se no segundo parceiro médio-oriental do Brasil, atrás apenas da Arábia Saudita, com um comércio total que gira em torno dos US$ 3 bilhões. 

Combustíveis e óleos minerais dominam a pauta das importações brasileiras. Já as exportações do Brasil são lideradas por produtos como carnes, açúcares e minérios, sendo significativas também as exportações de produtos de maior valor agregado, como máquinas e aços. 

Hafsa Abdullah Mohammed Sharif Al Ulama destacou ainda o interesse do seu país em aprofundar a cooperação bilateral em matéria de Defesa e informou que, em breve, haverá a troca de adidos militares entre o Brasil e os Emirados com o objetivo de potencializar essa parceria.

 

 

 

Jornalista responsável: Marcelo Rech

E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br

Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514

www2.camara.leg.br/credn

https://www.facebook.com/crednoficial

https://twitter.com/credena