Negociações entre Boeing e EMBRAER serão discutidas na CREDN
Brasília – As negociações comerciais que envolvem a Boeing e a EMBRAER serão debatidas em audiência pública a ser realizada pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), acordo com os requerimentos aprovados nesta quarta-feira, 18, de autoria do deputado Carlos Zarattini (PT-SP). A princípio, o parlamentar queria a convocação dos ministros da Defesa e da Fazenda, mas aceitou convertê-los em convite. Ainda não há data para a realização dos encontros.
Segundo Zarattini, “a Embraer é uma empresa de alta tecnologia do setor de aviação e de defesa e estratégica para o Brasil. E abrir mão de seu controle, por meio da venda parcial ou integral de ações, poderá significar um grave ataque à soberania nacional e aos planos estratégicos na área da Defesa. Os termos do contrato apresentado não são de conhecimento público o que suscita mais apreensão sobre os possíveis impactos dessa união”, afirmou.
O deputado criticou o negócio que poderá permitir à Boeing, controlar de 80% a 90% de uma nova empresa que receberia toda a área de aviação comercial da empresa brasileira, tanto de jatos regionais quanto executivos. Para o governo, expor publicamente detalhes das negociações poderá prejudicar os interesses nacionais.
A oposição, no entanto, teme que o Brasil perca o controle da empresa, o que afetaria a soberania nacional. O 1º vice-presidente da CREDN, deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) sugeriu que uma comissão integrada por membros da Comissão, se reunisse com o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, para tratar aspectos das negociações que, por contrato, não podem se tornar públicas neste momento.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6737 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn