Moção de Louvor à atuação dos militares brasileiros na MINUSTAH é aprovada na CREDN
Brasília – Após 13 anos e mais de 37 mil militares brasileiros empregados, a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), foi encerrada no último dia 31 de agosto por decisão da ONU. Considerada referência para a comunidade internacional, a MINUSTAH foi comandada desde o seu início por oficiais do Exército Brasileiro e motivou a apresentação e aprovação pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, de Moção de Louvor à atuação do país naquela missão.
O deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP) tomou a iniciativa ao recordar que o contingente brasileiro contribuiu com a distribuição de alimentos e remédios à população, com a construção de 64 poços artesianos, 340 mil m² de vias asfaltadas e 814 mil m² de vias recuperadas, além da remoção de toneladas de escombros após o terremoto que atingiu o país em 2010, deixando 200 mil mortos, dentre os quais 18 militares brasileiros integrantes da missão de paz.
“Reconhecidos em todo mundo como excelentes militares, esses homens e mulheres que lá estiveram demonstraram, mais uma vez, o valor das Forças Armadas do Brasil”, afirmou.
Ele explicou ainda que, durante a cerimônia de encerramento da missão a Representante Especial do Secretário-Geral da ONU, Sandra Honoré, destacou o importante papel desempenhado pelos capacetes azuis brasileiros na missão do Haiti. Segundo ela, as Nações Unidas e o povo haitiano são muito gratos pelo papel central que o Brasil desempenhou nos esforços para criar a estabilidade duradoura no país.
O requerimento foi subscrito pela deputada Bruna Furlan (PSDB-SP), presidente da CREDN e que representou a Câmara dos Deputados no evento que marcou o fim da missão, realizada em Porto Príncipe.
MOÇÃO DE LOUVOR AOS MILITARES BRASILEIROS QUE INTEGRARAM A MINUSTAH
A Câmara dos Deputados da República Federativa do Brasil, por requerimento de sua Comissão Permanente de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, nos termos do art. 117, XIX, § 4º, do Regimento Interno, manifesta VOTO DE LOUVOR aos militares brasileiros que integraram a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), em razão do brilhante trabalho desempenhado.
Jornalista responsável: Marcelo Rech
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br
Telefones: 61 3216 6741 - 61 98153 2514
www2.camara.leg.br/credn