Ministro Marcos Pontes destaca a importância da aprovação do acordo de salvaguarda tecnológica no Congresso Nacional.

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) participou, no dia 4 de dezembro, no Plenário 13 - 09h, da reunião conjunta das Comissões de Ciência e Tecnologia; de Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias, com a presença do Excelentíssimo Marcos Pontes, Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
05/12/2019 15h08

Edilson Holanda

Ministro Marcos Pontes destaca a importância da aprovação do acordo de salvaguarda tecnológica no Congresso Nacional.

Em sua breve exposição o Ministro enfatizou que “após a aprovação pelo Congresso Nacional, do acordo de salvaguarda tecnológica, passamos para a segunda fase, que é de extrema importância para o Brasil, e que necessita da participação de todos”.

O Ministro, nessa audiência, disse que esta base vai ser útil para o desenvolvimento espacial de nosso país, a partir daquela região. Lembrou que a primeira fase foi mais um acordo técnico. Já nessa segunda fase a  ideia do centro comercial é para que possamos lançar foguetes e satélites de quaisquer países, sob controle da Força Aérea Brasileira. Destacou, enfim, que a questão é que 80% dos foguetes de satélites do planeta tem componentes americanos, “então é por isso que esse acordo é tão importante para viabilizar a operação comercial do centro de Alcântara”.

 

Texto: Edilson Holanda

Secretário-Executivo da CREDN