Ministro das Relações Exteriores falará à CREDN sobre a política externa
Foto: Marcelo Rech
Pellegrino discute temas da agenda internacional com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota
Segundo ele, "a agenda internacional reserva muitos eventos para este segundo semestre, incluindo temas políticos, econômicos e comerciais. As informações, os dados e os prognósticos que nos serão repassados, servirão para nortear os nossos trabalhos e para fortalecer as relações institucionais entre o Executivo e o Legislativo".
Patriota deverá abordar temas como as relações com os Estados Unidos e os aspectos inerentes à visita de Estado que a presidente Dilma Rousseff fará a Washington em outubro, as relações do Brasil com o seu entorno geopolítico, a situação política do Mercosul, as possíveis ameaças representadas pela recém criada Aliança do Pacífico, a intensificação do relacionamento com a África e a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros.
"As políticas institucionais do ministério das Relações Exteriores figura como elemento essencial para o diagnóstico do posicionamento da política exterior do país, da configuração do cenário externo, dos processos decisórios relevantes e das oportunidades para a qualificação da inserção internacional do Brasil, sobretudo no que diz respeito a uma possível contribuição parlamentar", explicou Pellegrino.