Ministro da Saúde participa de audiência pública da Comissão

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, participou nesta quarta-feira, 29/4, da reunião de audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional que ocorreu conjuntamente com a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle.
29/04/2015 00h00

Foto: Claudia Guerreiro

Ministro da Saúde participa de audiência pública da Comissão

Ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala em audiência pública

Em debate estiveram assuntos relacionados à pasta do Ministério da Saúde. Arthur Chioro fez um apanhado geral sobre a saúde no país, apresentando dados sobre os problemas existentes, o que foi feito nos últimos anos para ultrapassar estas questões e os desafios a serem enfrentados no futuro.

O ministro destacou o trabalho "com todas as políticas de saúde pública que valorizem ações para a saúde da mulher, o incentivo ao parto normal, campanhas de combate à obesidade infantil, proteção ao idoso". Ele explicou que "o Brasil sempre buscou parceiros internacionais" para o desenvolvimento dos trabalhos na saúde.

Dentre as questões apresentadas pelos deputados participantes da audiência estavam o Programa Mais Médicos, o orçamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as perspectivas futuras para a melhoria do Sistema. Temas como obesidade, tabagismo, álcool e saúde da mulher também estiveram entre os assuntos abordados.

Em relação ao Mais Médicos, Chioro revelou que "90% do médicos brasileiros que participam do programa recomendam a participação aos seus colegas". Do seu ponto de vista, além de grande credibilidade que dá ao Programa, "é um dado significativo porque mostra que esta atenção em saúde básica, saúde da família, está efetivamente funcionando".

Arthur Chioro explicou que "estão sendo criadas 11.500 vagas de graduação em medicina; estamos universalizando a residência médica, oferecendo 12.400 novas vagas para a formação de especialistas e interiorizando as faculdades de medicina". Em sua fala de encerramento o ministro informou que "estamos mudando o modelo", e explicou que "a reforma é lenta, mas já vem acontecendo há muito tempo".

 

 

 

Cláudia Guerreiro

Assessora de comunicação da CREDN

Câmara dos Deputados - Anexo II , Ala A, sala 131

Tel.: (61) 3216-6732