Mensagem de felicitações do Presidente da CREDN ao Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Acompanhei, com muita satisfação, a eleição do sr. Mauricio J. Claver-Carone para o cargo de Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Na minha opinião, sua experiência e sua capacidade de trabalho serão essenciais na reformulação das políticas do BID em face dos desafios presentes no contexto internacional.
30/09/2020 22h43

Divulgação/BID

Mensagem de felicitações do Presidente da CREDN ao Presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

Sua eleição mostra como o BID pode ser ator crucial para o desenvolvimento interamericano, mas reconheço o trabalho árduo que terá pela frente. Por isso, ofereço, desde já, o apoio da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, presidida por mim, e do meu mandato como deputado federal na tarefa de fomentar a economia e os negócios na América Latina, especialmente no Brasil.


Nesse contexto, acredito ser de especial importância o estímulo à atração de indústrias, aos investimentos em infraestrutura e à agregação de valor dos produtos primários. Para tanto, acredito  na cooperação estreita do BID com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A APEX-BRASIL já deu passo importante nesse sentido: a criação do cargo de assessor do presidente daquela agência para assuntos relacionados à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), ao Banco Mundial e ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).


Estou seguro de que a cooperação entre a APEX-BRASIL e o BID poderá gerar os frutos tão necessários para a criação de empregos e o aumento da renda dos trabalhadores brasileiros e latino-americanos como um todo. Afinal, hoje, ainda que em cenário desafiador desenhado pela pandemia da COVID-19, é impossível falar de desenvolvimento nacional sem explicitar a necessidade de integração econômica e comercial com nossos vizinhos latino-americanos e caribenhos.


Encerro minhas breves palavras reiterando o meu apoio ao aprofundamento das relações do BID com o Brasil e com toda a América Latina. Registro que o sr. Mauricio J. Claver-Carone e o BID têm e terão de mim um construtor de pontes para que o desenvolvimento dê a tônica das relações interamericanas.

 

Deputado EDUARDO BOLSONARO
       Presidente da CREDN