Membros da CREDN visitarão o Laboratório Nacional de Luz Síncroton

O LNLS é responsável pela operação do Sirius, a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País e uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo.
03/08/2023 11h42

Vinicius Loures CD

Membros da CREDN visitarão o Laboratório Nacional de Luz Síncroton

Brasília – Em data a ser definida, os membros da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) visitarão o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, em Campinas (SP). Para tanto, o Colegiado aprovou requerimento do deputado Jonas Donizette (PSB-SP).

Segundo ele, o Laboratório Nacional de Luz Síncroton, Sirius, é a maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no país. “O objetivo da visita será apresentar as instalações, o desenvolvimento de programas e atividades desenvolvido na instituição para a busca de acordos e convênios internacionais para a manutenção e desenvolvimento de estudos, projetos e outras trocas com os outros laboratórios e centros de aceleração de partículas do mundo”, explicou o deputado.

O Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS) integra o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), uma Organização Social supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

“Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e estrutura da matéria em suas mais variadas formas, abrindo novas perspectivas de pesquisa em áreas como ciência dos materiais, nanotecnologia, biotecnologia, ciências ambientais e muitas outras”, destacou Donizette.

Assessoria de Imprensa - CREDN