Marrocos reitera a importância de ter o Brasil como Parceiro Estratégico
O dignitário marroquino mencionou a importância de ampliação da parceria comercial com o Brasil, que tem como principais itens da pauta de exportação, pelo lado brasileiro, commodities como a soja e a carne bovina, e, pelo lado marroquino fertilizantes e potássicos.
O Embaixador também reforçou o papel do Brasil na segurança alimentar do mundo na atualidade e aproveitou para anunciar os investimentos marroquinos em duas plantas de produção de fertilizantes em solo brasileiro, nos Estados do Maranhão e Pará, ao mesmo tempo em que solicitou a apreciação do Acordo de Cooperação e Facilitação em Matéria de Investimentos entre a República Federativa do Brasil e o Reino de Marrocos, que traria grandes benefícios para ambos os lados.
Além da pauta comercial, o Embaixador do Marrocos destacou que os dois países têm importante papel a cumprir na questão de segurança internacional, com ênfase para a região do Atlântico Sul, que apresenta grandes desafios como o combate à pirataria e o crime organizado.
O Presidente Paulo Alexandre Barbosa colocou a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional à disposição para encaminhar os temas de interesse comum e anunciou que daria celeridade à apreciação de todas as matérias pendentes no âmbito do Colegiado, com ênfase para o acordo na área de investimentos com o Marrocos. “Vamos garantir a eficiência e celeridade nos trabalhos da Comissão para que os temas de interesse do Brasil e de nações parceiras possam ser analisados com a maior brevidade possível”.
Assessoria da CREDN