Livro Branco da Política Externa será apresentado na CREDN
Foto: Marcelo Rech
Eduardo Barbosa, presidente da CREDN, acertou com o chanceler Luiz Alberto Figueiredo para que o Livro Branco seja apresentado na Comissão
O evento reuniu cerca de 300 debatedores, sendo 111 de órgãos governamentais, 72 acadêmicos, 13 parlamentares, 63 empresários, 53 representantes de sindicatos, organizações não-governamentais e das comunidades de brasileiros no exterior, mais jornalistas e diplomatas. Os subsídios apresentados formarão a base do texto que será encaminhado ao Congresso Nacional.
Segundo Barbosa, "a iniciativa do ministério das Relações Exteriores é louvável uma vez que envolveu representantes de toda a sociedade civil. Esta medida torna mais transparente a execução da nossa política externa ao envolver atores não tradicionais, mas que se encontram no epicentro dos temas da agenda internacional, como migrações e crise econômica, por exemplo", explicou.
O deputado também assinalou em seu pronunciamento no Itamaraty que "muitas vezes questões ideológicas nos impedem de produzir um debate mais sereno para criarmos um ambiente favorável que coloque o interesse nacional acima de eventuais aspectos políticos".
Neste sentido, afirmou que a CREDN vai buscar uma aproximação cada vez maior com a população brasileira que reside no exterior, inclusive para que tenham acesso quando retornarem, às políticas públicas como o Pronatec e o Minha Casa, Minha Vida.
Assessoria de Comunicação
Jornalista Responsável: Marcelo Rech
Telefones: 55 61 3216 6737 e 55 61 8153 2514
E-mail: marcelo.rech@camara.leg.br