Leréia pede ações para banir assaltos a turistas brasileiros na Argentina

O presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado federal Carlos Alberto Leréia, encaminhou um requerimento de informações ao Ministério das Relações Exteriores sobre o número de assaltos a turistas brasileiros em Buenos Aires.
09/05/2011 14h35

Nos últimos anos os brasileiros têm viajado com mais freqüência para a Argentina e estão sendo surpreendidos com o grave problema da falta de segurança pública. O número de furtos cresce assustadoramente, provocando medo entre os excursionistas. Os índices revelam que de quase 01 milhão de brasileiros que visitaram o país vizinho em 2010, mais de 2,6 mil passaram pelo consulado para tirar a Autorização de Retorno ao Brasil (ARB), porque seus documentos foram roubados.

Nesse ano de 2011, os roubos permanecem em escala crescente, já que 567 turistas já sofreram pelo mesmo problema, segundo o consulado. Estima-se que o número de assaltos seja maior, pois só procuram o órgão os turistas que tiveram todo o dinheiro roubado ou ficaram sem os documentos.

Para o deputado Leréia, é necessária uma atenção especial ao assunto visto que as autoridades argentinas sempre se empenharam em construir uma boa relação com o Brasil. “Os tristes episódios podem produzir no futuro algum tipo de desgaste entre os dois países irmãos. Nossa atenção também deve ser direcionada a proteção do nosso povo que tem sido agredido especialmente nas áreas de compras naquele país”, defende.

                                                                        

Diego Freire - Assessor de Comunicação